De uns anos para cá, principalmente com a chegada da internet, temos acompanhado mudanças significativas no comportamento do consumidor. Conectado em grande parte do tempo, se tornou mais informado e, consequentemente, mais exigente. Com isso, surgiram novas tendências de consumo para a prestação de serviços, as quais precisam ser acompanhadas pelas empresas.
Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque quer saber quais caminhos os negócios estão tomando em relação a essas novas formas de comprar e, quem sabe, implantar alguns deles na sua empresa. Acertamos? Então acompanhe o nosso post e conheça 5 tendências de consumo para os próximos anos:
Como comentamos, hoje temos um consumidor muito mais engajado, graças ao maior acesso à informação. E isso impactou significativamente no modo como as marcas são vistas.
Se antes as empresas que levavam famas de vilãs eram somente as de cigarros ou de bebidas alcoólicas, por exemplo, hoje as exigências em relação aos processos e políticas valem para todos os setores.
Por exemplo, uma famosa marca de roupas lança uma coleção que foi feita com pele animal. Isso basta para uma série de clientes deixarem de comprar e, ainda, propagarem informações negativas.
Por outro lado, serviços que de alguma forma trabalham com a colaboração, como os coworkings ou os aplicativos que ajudam os usuários a conhecerem certos valores das marcas, estão fazendo sucesso.
Ou seja, hoje o que se tem é um consumo mais sustentável, em que há a preocupação com o meio ambiente, com as formas de trabalho e tantos outros aspectos.
Por isso, empresas que esperam ser vistas bom bons olhos atualmente não podem deixar de analisá-los e modificar o que for necessário para serem mais sustentáveis.
Pesquisa do Ibope/Conecta aponta que 62% dos consumidores estão dispostos a pagar por produtos de marcas engajadas que estimulam melhorias no bem-estar na cidade, seja por meio de ações culturais, de lazer ou saúde gratuitas, por exemplo.
Antigamente as relações de trabalho eram muito mais sóbrias. A própria relação das pessoas com a sua carreira e o local onde atuavam era diferente, pois havia menos questionamento.
Hoje, pelo contrário, o que se tem é a preocupação de gestores com serviços e soluções que se alinhem ao novo relacionamento entre empresa, empreendedor e colaboradores.
Entre eles, estão ferramentas online de organização do trabalho em equipe, como o Slack e o Trello e aquelas que tem como objetivo criar equipes de alta performance, como a Qulture Rocks, plataforma criada no Brasil que une gestão e avaliação de talentos.
Outra questão que envolve mudanças no RH das empresas é o aumento do trabalho remoto. Para se ter uma ideia, um em cada quatro empresários prevê que 75% da força de trabalho de sua empresa será nesse formato até 2020.
Seja na administração, na gestão financeira ou de Recursos Humanos, as empresas estão contando cada vez mais com os sistemas online voltados para essas finalidades.
Por isso, ferramentas e aplicativos que facilitem a vida do empreendedor e seus colaboradores são uma das grandes tendências de consumo para os próximos anos.
São diversos os exemplos de ferramentas já disponíveis no mercado, como o Guia Bolso e o Contabilizei, os quais contam com a chancela do Endeavor.
Se você acha que oferecer serviços personalizados é um papel exclusivo de pequenas empresas, é melhor rever seus conceitos. O novo consumidor trouxe com ele a vontade de ser atendido em suas necessidades individualmente.
Portanto, mesmo as grandes marcas, as quais a princípio já tenham ganhado a confiança dos clientes, mas ainda estejam apostando em comunicações genéricas e serviços padronizados que seguem o mesmo protocolo, precisam se readaptar.
Mas, e como fazer isso na prática? Nesse caso, a tecnologia pode ser muito útil. Existe uma infinidade de ferramentas digitais disponíveis para a pesquisa de mercado e a coleta de dados sobre os consumidores, os quais mostrarão os seus interesses e necessidades e, consequentemente, os caminhos que devem ser tomados pelas empresas.
Além disso, o atendimento, apesar de personalizado, pode ser automatizado por meio de chatbots, robôs desenvolvidos por meio de softwares de comunicação automatizada.
Alguns deles contam até mesmo com inteligência artificial, que os fazem aprender com cada conversa e, com isso, se aprimorarem cada vez mais.
Pelo que mostramos até aqui, é possível perceber que o consumidor deve ser pensado de forma única pelas empresas, não é mesmo?
Outra prova disso são os serviços on demand, ou sob encomenda, grande tendência de consumo para os próximos anos.
Algumas empresas que apostam nesse tipo de serviço, como a Netflix, que atende as necessidades de seus clientes em relação ao entretenimento e hoje conta com mais de 100 milhões de assinantes, e a Lionbridge, que conta com uma plataforma de tradução on demand e está entre as 100 empresas mais confiáveis do mundo, já são líderes no mercado. Acesse o link acima e descubra o segredo delas.