Tipos de Agência de Marketing Digital – Entenda Qual é a Melhor Opção
A internet transformou o mercado e a forma que os clientes consomem os produtos. Por isso, hoje em dia, existem vários tipos de agência de marketing digital que mudaram a forma como o marketing é realizado.
Essas agências criam estratégias para as empresas de acordo com os modelos de tecnologia disponíveis atualmente no mercado e estabelecem uma nova forma de se comunicar com os clientes.
Se uma marca precisa se consolidar na internet, ter uma agência de marketing digital será uma boa solução para atingir os objetivos pretendidos.
Por isso, criamos esse artigo onde vamos abordar quais os tipos de agências de marketing digital existem no mercado, quais as vantagens e desvantagens de contratá-las e como é possível encontrá-las.
Ficou interessado? Então acompanhe o artigo abaixo!
Boa leitura!
Quais são os tipos de agência de marketing digital?
O marketing é um setor indispensável para que uma marca cresça e se estabeleça no mercado. É por meio dele que as organizações podem se comunicar de forma adequada com o público-alvo.
Caso a empresa não possua uma área de marketing consolidada, é possível buscar agências que vão criar e desenvolver campanhas que chamem a atenção do consumidor e atinjam os objetivos desejados.
Vamos listar a seguir quais os principais tipos de agências de marketing digital e assim será possível definir a que mais se adequa ao seu modelo de negócio.
1 – Agência de marketing de conteúdo
As agências de marketing de conteúdo são responsáveis por criar estratégias de conteúdos direcionados ao público-alvo, esses conteúdos são desenvolvidos para auxiliar o cliente no processo de compra e atraí-lo de forma natural, sem promover a marca de forma direta.
Os conteúdos irão ajudar a solucionar o problema do cliente e mostrar que a empresa é uma autoridade no assunto. Eles podem ser criados no formato de e-books, artigos para blog e post para as redes sociais, por exemplo.
Os objetivos desses tipos de agências de marketing digital são:
O marketing de conteúdo não é apenas escrever conteúdos aleatórios para o blog ou site, ele requer estratégia. É necessário avaliar qual formato será produzido, em qual canal será publicado e que tipo de pessoa deseja atingir.
Dessa maneira, serão desenvolvidos conteúdos relevantes para o público-alvo. Com essas técnicas, pode-se esperar bons resultados para a organização.
Portanto, se a empresa busca ser referência em um nicho de mercado e quer aumentar o número de clientes, uma boa alternativa é buscar por uma agência de marketing de conteúdo.
2 – Agência de Inbound Marketing
A agência de Inbound Marketing foca no marketing de atração, ou seja, são criadas estratégias para atrair e converter os leads em clientes através de conteúdos de qualidade.
Essa agência é responsável por elaborar estratégias de divulgação dos conteúdos desenvolvidos, assim ela irá criar ações para atrair os visitantes para o site.
Para atingir o público é possível usar as seguintes técnicas:
- Utilizar as redes sociais da empresa, criando abordagens e linguagens direcionadas ao público-alvo;
- Utilizar o conteúdo produzido para informar os leads de acordo com a sua posição no funil de vendas, gerando leads mais qualificados;
- Realizar a otimização do SEO (Search Engine Optimization) para o site e blog da empresa, melhorando os resultados nos motores de busca.
Dispor de uma agência de Inbound marketing, é fundamental quando a empresa não possui essa expertise internamente. Ela irá proporcionar à empresa ferramentas adequadas para que as ações sejam executadas de maneira eficiente e atinja os objetivos estabelecidos.
3 – Agência de SEO
Para atrair a audiência pelo tráfego orgânico, é necessário que a organização tenha um bom posicionamento no ranking dos resultados dos mecanismos de busca. Os buscadores possuem um algoritmo para identificar quais conteúdos são relevantes para o público.
Portanto, ter uma parceria com agências de SEO é fundamental para um bom resultado, pois elas irão otimizar o conteúdo do site para que esteja de acordo com as normas estabelecidas.
Dessa forma, o site estará bem-posicionado atrairá mais visitantes que, posteriormente, poderão ser convertidos em clientes.
Vamos explicar as maneiras que o SEO pode ser aplicado nas empresas por esses tipos de agências de marketing digital.
On Page
São os métodos utilizados para estruturar o site usando o código HTML. Portanto as agências podem oferecer os seguintes serviços:
- Aplicar as palavra-chave nas páginas e conteúdo do site;
- Usar tag alt nas imagens;
- Formatar os textos e subtítulos dos textos em H1, H2, H3, assim por diante;
- Criar a meta description e URLs amigáveis para o site.
Off Page
No Off page, são criados conteúdos otimizados, estratégicos e relevantes para o negócio e o cliente final. Também são utilizados links que vão direcionar para outras páginas de conteúdo relevantes ou para outros textos do blog da empresa que complementam o assunto.
Essas estratégias vão trazer autoridade para o blog ou site, pois o Google entende que essas páginas são relevantes para determinados assuntos.
Portanto, se o objetivo da empresa é ter um bom posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, a agência de SEO vai ser uma parceira ideal para criar e desenvolver as estratégias necessárias.
4 – Agência de social media
Toda empresa precisa cuidar do relacionamento com o cliente, e esse é o papel das agências de social media. Elas são responsáveis por criar a estratégia com os conteúdos que serão publicados e a frequência das publicações.
As agências de social media são responsáveis por:
- Fazer o planejamento do conteúdo;
- Produzir o material necessário para ser publicado nas redes sociais;
- Elaborar relatórios com os resultados das publicações;
- Criar relacionamento com o público-alvo.
Podemos ver que, não é apenas criar o conteúdo e postar na rede social. É necessário que a agência realize pesquisas para entender qual o modelo de conteúdo o cliente quer consumir, em qual formato deve ser publicado e muito mais.
Por isso, os conteúdos serão apenas consequências das estratégias criadas para promover a empresa no mercado e criar um relacionamento de parceria com o consumidor final.
5 – Agência de Marketing Digital
Esse modelo de agência é a mais comum no mercado, pois ela atua em todas as etapas da estratégia de marketing da empresa, desde a criação do site até o acompanhamento das campanhas.
Ela é buscada pelas empresas que ainda não estão consolidadas no mercado e que querem iniciar o planejamento de marketing. A vantagem desse modelo é concentrar todos os tipos de agência em um único parceiro.
Para isso, as agências devem possuir profissionais de todos os ramos como web designers, produtores de conteúdo, especialistas SEO ou contar com parceria de profissionais que executam esses serviços.
Esse é um dos principais tipos de agências de marketing digital que devem ser buscados quando se quer estabelecer no mercado on-line.
Quais são os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital?
As agências criam ações que visam acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real, trazendo mais clareza aos resultados.
Os diferentes tipos de agências de marketing digital prestam diversos serviços para empresas, profissionais e negócios em geral. A escolha dependerá do orçamento disponível e de qual objetivo se deseja alcançar.
Vamos conhecer os serviços oferecidos por essas agências.
Estratégia de SEO
Ter um site é fundamental para as empresas se mostrarem no mercado on-line, entretanto, é necessário utilizar técnicas para se destacar dos concorrentes. Não basta apenas ter um site bonito, é necessário ter conteúdos de qualidade e possuir um bom ranqueamento nos resultados das pesquisas do Google.
Portanto, as agências irão usar a estratégia de SEO para otimizar o site da organização, e assim ele terá um posicionamento melhor nas pesquisas. Como consequência, será encontrado com mais facilidade pelos usuários da internet.
Medir os resultados
É preciso saber se as ações realizadas atingiram os resultados esperados. Para isso, as agências de marketing digital precisam analisar os dados e identificar se conseguiram atingir os objetivos ou não.
A partir desses dados, é possível desenvolver novas estratégias, se for necessário, ou manter as ações que estão sendo realizadas.
Escolher ferramentas adequadas
Para obter bons resultados, as agências de marketing digital precisam utilizar as tecnologias a seu favor. Utilizar as ferramentas adequadas, possibilita às empresas atingirem seus objetivos de forma mais rápida e com mais eficiência.
Também é importante acompanhar as tendências e novas tecnologias do mercado para implementar nas estratégias.
Gerar novos clientes
Uma das grandes preocupações das empresas é como atrair novos clientes. Por isso, as agências de marketing digital são fundamentais nesse processo, pois elas irão criar campanhas e ações capazes de atingir um público que esteja interessado nos produtos ou serviços ofertados.
Ou seja, é uma maneira de atrair potenciais clientes para o site e depois convertê-los em clientes fiéis.
Essas ações exigem planejamento, portanto, serão desenvolvidas pesquisas e estudos para entender qual o perfil do cliente e, a partir disso, criar conteúdo específico para ele.
Fora os serviços mencionados acima, as agências de marketing digital também são responsáveis por:
- Desenvolvimento de site;
- Criação de conteúdo em formatos variados, podcasts, vídeos, artigos;
- Design.
Tendo em vista os serviços oferecidos fica evidente a importância de todos os tipos de agências de marketing digital para o desenvolvimento das empresas no mercado.
A internet e a forma de se comunicar com o cliente hoje em dia, está em constante transformação, por isso ter uma agência irá ajudar a se adaptar à nova realidade..
O que é uma agência 360º?
Agência 360º, também conhecida como agências full service, é especializada em planejar, executar e medir os resultados de campanhas produzidas de forma on-line e off-line.
Esses tipos de agências de marketing digital são responsáveis por colocar as empresas em diversos espaços de comunicação como, televisão, rádio, outdoors e, claro, na internet.
O diferencial dela é contar com uma equipe multidisciplinar para realizar as estratégias, que podem incluir designers, jornalistas, publicitários e outros profissionais.
O objetivo dessa agência é levar o conteúdo para o cliente independentemente de onde ele esteja, por meio de variados meios de comunicação.
O que é comunicação 360º?
A comunicação 360º tem como objetivo integrar os meios de comunicação em que o cliente está presente. Por isso, as empresas não devem concentrar as estratégias de marketing apenas em um canal.
Isso demonstra que é primordial saber como se comunicar com o público e entender exatamente o que ele busca para que a mensagem seja mais eficiente.
Por fim, a comunicação deve ser uniforme em todos os canais, assim o público receberá a mesma mensagem.
As vantagens e desvantagens de contratar uma agência com serviços integrados
As agências 360º permitem integrar o público da empresa, por meio de informações homogêneas visando atingir o público de forma on-line e off-line. Existem muitas vantagens e desvantagens ao contratar esses tipos de agências de marketing digital.
Quais as vantagens da agência 360º?
Quais as desvantagens da agência 360º?
Agora vamos ver quais as desvantagens do modelo 360º.
O time não é exclusivo
Esses tipos de agências de marketing digital atendem vários clientes de segmentos diferenciados, portanto eles não se dedicarão de forma exclusiva à uma marca.
Por isso, é importante buscar agências organizadas e comprometidas com os resultados esperados.
Tempo para aprovação dos materiais
Como o atendimento não é exclusivo, as agências precisam de um tempo maior para produzir todos os materiais solicitados, eles são feitos na ordem de solicitação, ou seja, é necessário aguardar o prazo estabelecido para receber o material. Sendo assim, não é possível passar na frente de outro para ficar pronto primeiro.
É importante que o gestor avalie se o modelo 360º é o tipo de agência de marketing digital ideal para a empresa e se ela vai proporcionar bons resultados.
As vantagens e desvantagens de contratar agências especialistas
As agências de marketing digital especialistas em determinados serviços, também trazem muitas vantagens para as empresas. Veja quais são a seguir:
Vantagens
Os trabalhos são executados por especialistas
Ao contratar agências especialistas, as empresas dispõem de profissionais que entendem as estratégias do mercado e conhecem quais ferramentas podem funcionar ou não.
Isso é uma vantagem, pois ela vai otimizar o tempo e não precisa ficar criando e desenvolvendo estratégias que podem não dar certo. Assim, ela já ingressa no mercado com recursos necessários para expandir a marca.
Foco no objetivo
Ter uma agência especialista vai permitir que os gestores e os colaboradores possam focar nas atividades que são essenciais para o desenvolvimento da empresa, dessa forma, não estarão sobrecarregados com atividades secundárias.
A empresa está alinhada com as tendências do mercado
As empresas precisam acompanhar as tendências e novas tecnologias disponíveis no mercado.
No cenário digital, as coisas mudam muito rápido, inclusive a maneira de vender os produtos e de se comunicar com os clientes. Por isso, é necessário acompanhar as novidades do mercado e analisar o que a concorrência está fazendo para se destacar.
Desvantagens
Agora vamos analisar as desvantagens de adotar agências especialistas.
Investimento em mão de obra e ferramentas
Para obter os resultados esperados, é necessário investir em mão de obra qualificada e, em alguns casos, é necessário ter ferramentas específicas para a execução dos serviços.
Esses investimentos estão embutidos no valor final a ser pago para a agência, por isso é importante avaliar se ele está de acordo com o orçamento disponível.
Estar preparado para os novos clientes
Quando a agência começar a desenvolver as estratégias para atrair novos clientes, a empresa precisa estar preparada para recebê-los.
Saber que o número irá aumentar, requer mudanças internas na empresa, pois serão necessárias mais pessoas para atender os clientes e, em alguns casos, alterar ou melhorar processos existentes.
Dicas para conferir e contratar a melhor agência de marketing digital
Vimos até aqui quais os tipos de agência de marketing digital existem no mercado, falamos sobre as vantagens e desvantagens de contratar essas agências.
Se você decidiu contratar alguma, é importante saber como encontrar o modelo adequado.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.
1 – Identifique a necessidade da empresa
O primeiro passo para tomar essa decisão é analisar qual a necessidade e quais os objetivos a organização deseja alcançar.
Após essa análise, é possível identificar qual o tipo de agência de marketing digital poderá atender melhor às necessidades.
2 – Analise os cases de sucesso
Para saber se a agência irá conseguir atingir os objetivos esperados, você pode analisar os cases que ela realizou e que obteve ótimos resultados.
É possível obter essas informações no site da agência, dessa forma, fica mais fácil avaliar se ela está de acordo com as expectativas.
Outra informação importante é saber se a agência possui experiência no nicho de mercado correspondente ao modelo de negócio que está sendo procurado.
3 – Converse com outros clientes
Para realizar uma pesquisa mais profunda, é possível entrar em contato com os clientes que a agência presta serviços para analisar como é o atendimento e se eles tiveram o resultado atingido.
Busque a opinião de outros consumidores para saber se ela cumpre os prazos e se atende bem os clientes.
4 – Analise os canais de comunicação da agência
Uma forma de saber mais sobre a agência é analisar como ela cuida do próprio marketing. Entre no site e nas redes sociais da agência para entender como eles se posicionam e avalie o conteúdo disponível.
Você pode avaliar:
Tendo em vista o conteúdo apresentado nesse artigo, podemos concluir que escolher entre os tipos de agência de marketing digital não é uma tarefa simples. É necessário levar em consideração o que a empresa busca, quais os resultados esperados, qual o orçamento disponível, entre outras variáveis que vão impactar na decisão final.
Se a empresa necessita apenas de serviços pontuais de marketing, talvez não seja necessário contratar uma agência para realizar o serviço. Por isso, é importante realizar um planejamento dos serviços necessários e procurar os meios adequados para realizá-lo.
Outro ponto importante é analisar os serviços que estão sendo prestados pelas agências e verificar se os objetivos desejados estão sendo alcançados, caso contrário, talvez seja necessário reavaliar a agência que presta o serviço.
As agências de marketing digital são essenciais para facilitar o processo de marketing na empresa e trazem muitos benefícios.
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