A transformação digital se trata do processo em que as organizações fazem uso da tecnologia para otimizar a gestão, melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados.
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas. E isso, obviamente, não é diferente nas organizações. Inclusive, nessas vêm acontecendo uma verdadeira Transformação Digital, em que se faz uso de diversas soluções tecnológicas para otimizar a gestão, melhorar a performance e alcançar melhores resultados.
Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque já tenha ouvido falar sobre transformação digital, mas ainda têm dúvidas sobre o que significa o conceito e qual sua importância para as empresas. Acertamos? Então acompanhe o nosso post!
Pense por um momento em empresas que foram fundadas antes da chegada da internet. Como você pode imaginar, elas enfrentam uma série de desafios, já que muitos dos processos aplicados no passado já não são mais utilizados e, em contrapartida, há uma infinidade de novos recursos à disposição.
A boa notícia é que elas não estão fadadas ao fracasso, pois é possível se adaptar a essa nova realidade criando mudanças estruturais na organização e dando um papel essencial à tecnologia. É disso que se trata a Transformação Digital!
Segundo uma pesquisa da Sirius Decision, 67% da jornada do comprador agora é feita de forma digital. Ou seja, ter uma estratégia nesse sentido se tornou mais importante do que nunca.
Ao contrário, se uma empresa deixar de acompanhar essa tendência certamente deixará de conquistar clientes, perderá muitos pontos em relação à concorrência e estará fadada ao fracasso.
Inserir a transformação digital dentro das rotinas do negócio traz uma série de possibilidade e benefícios, como a otimização dos processos de produção, a redução de custos operacionais, a integração entre departamentos, um melhor relacionamento com o público interno e externo, transparência nos dados, segurança e vantagens competitivas.
A transformação digital é muito mais do que criar campanhas de e-mail marketing ou adquirir um sistema de gestão, por exemplo. Ela é um processo maior, chamado de progresso tecnológico. Esse é formado por três fases:
A digitização, também chamada de Indústria 4.0, representa a mudança das empresas por meio das ferramentas digitais. Para ficar mais claro, pode ser entendida como os serviços que tiram partido do contexto e dos dados para darem respostas rápidas às necessidades dos usuários. Alguns exemplo são o Uber e a Airbnb.
A digitalização é mais abrangente e se trata das mudanças reais realizadas nas empresas por meio da tecnologia. Isso inclui uma série de sistemas e soluções, como a Internet das Coisas (iOt), o Big Data e a utilização de criptomoedas. Porém, não se trata somente de utilizar mais recursos de TI, mas sim uma visão integrada do uso de tecnologia para alcançar mudanças.
Por fim temos a transformação digital, denominada como o “efeito total e geral da digitalização na sociedade”. A partir daí, surgirão novas possibilidades de mudança e inovação para empresas de todos os tipos, mesmo que seja necessário mudar estruturas já consolidadas.
Ter uma estratégia digital e estar preparando para as mudanças que estão vindo por aí, como você viu, é muito mais do que a transformar o marketing em marketing digital. Para se estar realmente adaptado à transformação digital é preciso transformar a empresa como um todo, a qual naturalmente deve ser liderada pelo gestor a apoiada por todos os executivos e colaboradores.
Inclusive há uma nova figura dentro das organizações, o Chief Digital Officer – CIO, o qual deve contar com as competências necessárias para conduzir esse processo de mudanças. Processo esse que é fundamental, já que a tecnologia vem afetando todos os setores, como o varejo, o transporte, a agricultura, a gestão e as finanças.
Aquelas empresas que não estiverem preparadas para receber a transformação digital serão forçadas pelo mercado, seja pelo novo cenário ou em função da concorrência. E, em decorrência de uma transformação lenta, poderão enfrentar uma série de desafios difíceis de superar.
Por isso, prepare-se!
E para engajar sua empresa no mundo digital é necessário um acompanhamento de profissionais que introduza de forma eficaz a sua marca no mundo online, entenda quais são os benefícios que sua empresa pode ter com a implantação de processos de gestão de dados.