Unbound Marketing: Entenda o Conceito, a Prática e as Vantagens
Já ouviu falar em Unbound Marketing?
Se você está familiarizado com Inbound e Outbound, vai ficar feliz em saber que isso é a junção dos dois conceitos.
Mas, se você não faz a menor ideia do que esses termos significam, continue a leitura. No post de hoje nós vamos explicar o que tudo isso quer dizer e quais são as vantagens.
Confira!
Relembre o conceito de inbound e outbound marketing
Para que você possa entender o unbound marketing precisa conhecer o que é o inbound e o outbound e as principais diferenças entre eles. Veja abaixo:
OUTBOUND MARKETING
De forma resumida, é quando uma marca “vai atrás dos clientes” através da prospecção. Isso pode acontecer de diferentes formas, mas a característica principal é a abordagem interruptiva.
Alguns exemplos são: Intervalos comerciais de programas de televisão e rádio, os anúncios que aparecem durante os vídeos que assistimos no Youtube e telemarketing.
INBOUND MARKETING
Ao contrário do outboung, o inbound visa atrair clientes utilizando conteúdos relevantes, elaborados de acordo com as etapas do funil de vendas.
O outbound gera resultados mais rápidos enquanto o inbound é uma estratégia de longo prazo. No entanto, isso não significa que é menos eficaz ou vantajosa.
O marketing de atração utiliza diferentes canais e ferramentas digitais para promoção de uma marca. Alguns exemplos são: artigos em blogs, conteúdos em redes sociais, otimização para mecanismos de busca (SEO), podcasts, vídeos, e-Books, newsletters e whitepapers.
O que é unbound marketing?
Conforme mencionamos brevemente na introdução, o unbound marketing reúne as estratégias do inbound e outbound.
Seu objetivo é alcançar maiores resultados por meio das mídias sociais, levando em consideração que os consumidores passam cada vez mais tempo conectados.
O unbound possui como pilares o storytelling e o neuromarketing, que ajudam a conduzir os clientes em potencial com mais facilidade pela jornada de compras que veremos a seguir.
Alguns gatilhos são utilizados para atrair o público por meio dos seus principais interesses:
- Capital social: Estratégias de atração para quem deseja aumentar o status perante os outros. Podemos citar como exemplo grifes de moda, restaurantes famosos, carros luxuosos e outros.
- Conexão: É quando o público consegue se identificar com a marca, estreitando a relação cliente-empresa. Isso pode ser feito por meio de causas sociais, esportes ou hobbies.
- Experiência: Criar vínculos com o público através de experiências, crenças ou vivências semelhantes.
- Economia de tempo: Refere-se ao problema que o produto/serviço resolve, conferindo valor ao produto.
3 Hs
A metodologia 3 Hs (Help, Hup e Hero) também fazem parte do Unbound Marketing, auxiliando no direcionamento e criação de conteúdos para cada canal.
HELP: Conteúdos que ajudem a persona (cliente ideal) a resolver um problema. Esse tipo de material pode ser abordado em blogs e vídeos, por exemplo. O objetivo é fazer com que as pessoas encontrem de forma natural, por meio de busca ativa (inbound).
HUB: É um material mais direcionado para leads qualificados e clientes. Ao contrário do help ele não é criado para ser encontrado organicamente, a empresa que faz com que os conteúdos cheguem até o público (outbound).
HERO: São aqueles conteúdos que têm grandes chances de viralizar na internet. O objetivo é atrair a atenção e promover a marca – Mas, a ideia não é autopromoção e sim fazer com que as pessoas divulguem os serviços/produtos. Esse tipo de marketing é mais trabalhoso e exige um alto investimento, por isso é o menos produzido.
Esse vídeo da Coca-Cola é um excelente exemplo de conteúdo HERO:
Jornada do Unbound Marketing – Midia Onlife
Assim como o Inbound, o Unbound Markerting também possui um funil, chamado de “Jornada Onlife”.
A ideia central visa entender como as pessoas consomem conteúdos online e offline, mapeando o comportamento dos consumidores para então criar ações de comunicação mais assertivas e direcionadas.
O modelo utilizado é baseado no conceito “Momento Zero da Verdade (Zmot)” criado pelo diretor de Vendas e Serviços do Google, Jim Lecinski, que é constituído por 5 etapas. Conheça abaixo:
- Estímulo – Despertar interesse
Para que alguém inicie a jornada e passe para a próxima etapa é necessário um estímulo. Nessa parte é utilizado o outbound marketing.
Para alcançar o máximo de clientes potenciais podem ser utilizados diferentes tipos de mídias pagas, incentivando o usuário a dar o próximo passo.
2. Momento Zero da Verdade – Descoberta
É quando uma pessoa faz a sua primeira pesquisa sobre um produto ou serviço.
E a partir do momento em que ela conhece seu negócio, é necessário fornecer mais informações que a façam te colocar como primeira opção de compra.
Para isso, são utilizadas ações de inbound e outbound. Mas, o foco deve estar na criação de conteúdo de valor, e adicionar técnicas de SEO a esses materiais pode ser extremamente benéfico.
3. Primeiro Momento da Verdade – Ação
Acontece no momento da compra, quando o cliente em potencial enfim decidiu adquirir o seu produto ou serviço. Essa é a hora de agir e oferecer gatilhos que impulsionem a compra.
4. Segundo Momento da Verdade – Experiência própria
Nesse momento é quando há a interação do cliente com o produto ou serviço adquirido. ele vai realizar testes e verificar se as expectativas corresponderam à realidade. Em caso positivo, há grandes chances de que ocorram feedbacks favoráveis nas redes sociais organicamente.
No entanto, a empesa também pode estimular esses depoimentos através de ações estratégicas.
5. Último Momento da Verdade – Experiencia compartilhada
Acontece com a fidelização do cliente, que se encanta pela marca e se transforma em um verdadeiro embaixador, indicando o produto/serviço para outras pessoas nas redes sociais.
Quais são as ferramentas de Unbound marketing?
Agora que você já sabe o que é o Unbound Marketing, confira quais são as ferramentas mais utilizadas nesse método!
- Mídias pagas;
- Redes sociais;
- Neuromarketing;
- Storytelling;
- Marketing de conteúdo;
- Geração e nutrição de leads;
- SEO (Search Engine Optimization) – Otimização para mecanismos de buscas.
Quais são as vantagens de adotar a estratégia?
A principal vantagem do Unbound Marketing é unir os principais benefícios do Inbound e Outbound, que são:
- Reconhecimento de marca: Devido as estratégias utilizadas a empresa consegue alcançar um público maior.
- Maior ROI: Misturando os dois métodos é possível conquistar excelentes resultados.
- Fidelização de clientes: Todos os esforços dessas estratégias de marketing ajudam a transformar clientes em admiradores da marca.
- Conhecimento profundo da audiência: Por meio do Unbound é possível entender o comportamento do seu público, direcionando melhor os esforços e aumentando as chances de sucesso.
- Melhora a comunicação com o cliente: Por utilizar as redes sociais como principal canal, o método permite estreitar a relação com os clientes por meio de uma comunicação mais próxima.
Conciliar o Inbound e o Outbound é uma excelente maneira de potencializar os resultados e crescer de forma mais rápida e lucrativa. Isso porque é possível aproveitar o melhor das duas estratégias, aumentando o desempenho.
Por fim, esperamos que todos os conceitos tenham ficado claros para você. Mas, se por acaso ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, sinta-se à vontade para deixar um comentário.
Além disso, confira como o inbound também pode trazer resultados positivos: clique aqui.