Já está disponível no Brasil a Vero, rede social criada pelo milionário libanês, Ayman Hariri, que promete ser uma forte concorrente do Facebook. Isso porque, apesar de funcionar de maneira parecida com ele, possui alguns diferenciais que estão caindo no gosto de influencers e público em geral.
Assim como as outras redes sociais, a Vero também tem o objetivo de conectar pessoas, mas, ao contrário do sistema de Mark Zuckerberg que vem contrariando muitos em função de sua forte política de anúncios, promete não ter a publicidade como carro-chefe em seu modelo de negócio e nem se utilizar de algoritmos para manipular a ordem de postagens.
Você pode estar se perguntando: “e como a Vero vai se manter no mercado sem os anúncios?”. É simples! Segundo a página oficial do aplicativo, em agradecimento ao primeiro milhão de usuários a utilizar o aplicativo, ele será gratuito, porém depois disso os interessados receberão um convite para pagar um valor anual, caso tenham interesse na utilização.
Além disso, os negócios presentes na rede social poderão vender produtos online dentro de seus perfis, desde que paguem uma porcentagem sobre a venda.
Diferente do seu maior concorrente, a Vero irá funcionar, a princípio, somente pelo aplicativo compatível com Android ou iPhone. O site, nesse caso, atua como uma fonte de informações institucionais.
Como dissemos, não há algoritmos, portanto o feed de notícias é totalmente formado pelo que os amigos ou conexões postam, em ordem cronológica. Ou seja, só aparecem em sua linha do tempo os assuntos realmente escolhidos por você.
Assim como nas outras redes sociais, na Vero é possível compartilhar textos,links, fotos e vídeos e conversar com amigos por meio do bate-papo.
Os conteúdos publicados são divididos em “collection”, que se tratam de categorias. Dessa forma, no momento de uma pesquisa, fica mais fácil o usuário encontrar o que procura.
As hashtags também usadas para classificar os conteúdos e, além de estarem presentes dentro das categorias, aparecem também na página inicial para que os usuários conheçam as mais utilizadas.
Outra característica interessante da Vero é o fato de que os usuários podem escolher aqueles que devem visualizar suas publicações, contribuindo dessa forma para uma maior privacidade.
Por se tratar de uma nova rede social, o futuro ainda é incerto. Sabemos que a popularidade do Facebook tem diminuído, porém, se a Vero irá realmente desbancá-lo, isso é só o tempo que irá dizer.
E, para que você mesmo possa tirar suas conclusões a respeito da novidade, baixe o aplicativo e faça o teste.
Nosso artigo foi interessante para você? Entenda qual foi a mudança de algorítimo do Facebook que anda fazendo a rede social cair no ostracismo.