A versatilidade é a qualidade de fazer diferente, inovar e ser flexível diante de mudanças que se façam necessárias. Hoje, para se manter no mercado, é essencial que as organizações sejam versáteis e se adaptem a um novo mercado e perfil de consumidor.
Basta abrir um jornal ou acessar um site de notícias para verificar que o mercado tem sofrido mudanças velozes para se adaptar a um novo perfil de consumidor e ao uso de novas tecnologias, os quais não deixam muitas brechas para as empresas que não se adaptarem. Por isso, a versatilidade, ou a qualidade de se adaptar ou de fazer diferente, é tão fundamental.
Muitas empresas vem inovando e criando diferenciais competitivos que satisfaçam as necessidades pontuais dos seus clientes e também os atendam em seus valores emocionais ao longo do tempo.
Isso faz com que o consumidor não se sinta simplesmente como alguém que vai comprar um produto, pois conta com uma experiência agradável e completa, que poderá ser compartilhada com seus contatos e ajudará uma marca a ser cada vez mais forte.
Apesar de muitos pensaram que a versatilidade é somente para empresas que trabalham com tecnologia, por exemplo, ela deve estar presente em todos os segmentos de atuação.
E para isso não é necessário realizar algo extraordinário, mas sim focar no modelo de negócio como é atualmente e como ele pode se adaptar e se tornar mais condizente com esse novo mercado.
E como saber o que consumidor quer? Nesse caso, além das pesquisas, a vivência é uma forma de imersão importante. Para isso, vá até onde seu cliente está, verifique quais são seus hábitos, vontades e perfil. Dessa forma, as mudanças na empresa serão mais concretas e a reais.
Outro aspecto importante é olhar para a sua equipe e analisar se ele está satisfeita com o ambiente de trabalho e se esse dá abertura para as boas ideias que contribuam para a versatilidade.
Se observar que o clima organizacional e a produtividade poderiam ser melhores, invista em ações de reconhecimento, capacitações e benefícios que estimule os colaborares a “vestirem a camisa” da empresa e atender o novo consumidor da forma como deve ser, com excelência.
Finalmente, e não menos importante, está a adaptação às tecnologias. Por mais que uma organização não comercialize produtos ou serviços pela internet, precisa ir de encontro ao clientes que certamente estão entre os 116 milhões de usuários conectados, o que equivale e 64% da população.
Hoje, quando se tem uma necessidade ou um problema e se está em busca de uma solução, a grande maioria dos consumidores recorre aos mecanismos de busca, como o Google, às redes sociais ou outros ambientes digitais para encontrar empresas que os atendam de forma positiva, ofereçam uma experiência agradável e os eduquem.
Portanto, se o seu negócio ainda não investe no Marketing Digital e você acha que a versatilidade realmente pode trazer melhores resultados, é hora de realizar mudanças.
Sem dúvidas você já ouviu falar da IBM, empresa americana da área de tecnologia fundada em 1911. E se hoje ela ainda está presente em todo o mundo, sem dúvidas é porque vem utilizando a versatilidade ao longo do tempo.
Ao invés de continuar oferecendo as mesmas soluções, a organização vem se repaginando e agora pretende “reimaginar a computação”. Antenada com as últimas tendências tecnológicas, pretende fazer uma transição para a computação neuromórfica, inspirada no cérebro humano, e na computação quântica, que deve chegar ao mercado em até cinco anos.
Outro objetivo da IBM é avançar com a inteligência artificial e atuar em setores como agricultura, saúde e recursos naturais. Essas metas surgiram depois de algumas pesquisas que mostraram que expandir o mercado nessas áreas iria trazer um maior faturamento.
A filosofia da companhia é se repaginar a cada dez anos, tornando-se uma “nova empresa”. A sua área de hardware, por exemplo, que ocupava lugar de destaque, hoje só detém 15% dos negócios.
Outra novidade é que dentro de três a cinco anos a IBM pretende lançar o computador quântico mais sofisticado do mercado, em que será possível realizar diversas análises e representações, como na área de medicamentos e pesquisas, por exemplo, de uma forma quase real.
Um belo exemplo de versatilidade que completou 106 anos e, que pelo jeito, irá perdurar por muitos mais.
Depois de ler nosso artigo sobre a importância da versatilidade nas empresas, que tal começar a analisar o seu negócio e implementar inovações? Mas lembre-se, o norte para trilhar esse caminho está relacionado ao DNA da sua empresa.